Nuome


Missão
Núcleo de Oralidade, Memória e Esquecimento (NUOME), integra a estrutura polinucleada do MINOM Portugal (Movimento Internacional para uma Nova Museologia), e tem como principal objetivo explorar o potencial das oralidades, das memórias e do esquecimento nos processos museológicos.

Sediado no Museu da Ruralidade – em Entradas, Castro Verde – o NUOME agrupa museólogos/as, investigadores/as, atores/as e outras pessoas interessadas nas áreas da oralidade, da memória e do esquecimento no contexto do mundo contemporâneo e sob a inspiração da Museologia Social.

O NUOME pretende contribuir de uma forma ativa para a identificação e a valorização das diversas expressões, manifestações e territórios da memória e da oralidade, numa escala o mais abrangente possível, colocando o museu como mediador dos processos de discussão dos modelos de construção das narrativas sobre memória e esquecimento.

O NUOME procura ligar pessoas, conhecimentos e experiências através dos espaços museológicos e da utilização de metodologias participativas, com o intuito de contribuir para o reconhecimento da diversidade cultural e natural dos territórios.


Princípios de atuação

O NUOME estrutura a sua existência e atuação em três princípios de base que, adaptados à natureza do núcleo, se apresentam da seguinte forma:
1. O Princípio da Participação, entendido como o direito de todo o ser humano a intervir nos processos de identificação e construção dos conceitos, valores e significados das diversas manifestações da oralidade, da memória e do esquecimento, através do museu, com vista ao desenvolvimento “glocal”, privilegiando uma atuação pautada:
- na Copresença, para estabelecer as bases de um processo de construção coletivo e plural;
- na Coprodução dos processos, com base em dinâmicas de inclusão centradas na prática do diálogo intergeracional e multicultural;
- na Coautoria dos conhecimentos que resultam do processo de estudo e valorização da memórias e das oralidades e, consequentemente, da sua revitalização, resignificação, e reutilização contemporâneas.

2. O Princípio da Sustentabilidade , defendendo a sustentabilidade integral dos processos de ação, nas mais diversas vertentes, mas com particular acuidade nas componentes económica, social e ambiental. Procurará assumir-se como uma comunidade autofinanciada, ajustando e pautando a sua intervenção às dinâmicas dos processos, dos seus atores e atoras.
3. O Princípio da Pluralidade, tendo como premissa que todos os processos de ação se regem pelos princípios éticos da aceitação da diferença e da pluralidade de olhares.


Objetivos

1. Reconhecer a relevância das expressões e manifestações da oralidade nos processos de construção da memória e do esquecimento e, consequentemente, da identidade local e da diversidade sociocultural dos territórios.
2. Contribuir para a identificação e divulgação da diversidade de abordagens e ferramentas de trabalho com a memória e a oralidade, assim como para o desenvolvimento de métodos de estudo, valorização e difusão apropriados a cada caso, em função das suas especificidades.
3. Facilitar espaços de encontro, debate e discussão entre diferentes projetos, métodos e ferramentas.
4. Fomentar a partilha de opiniões, ideias, experiências e pontos de vista, construindo um percurso de aprendizagens coletivas que privilegie a alteridade e a gestão inclusiva dos patrimónios e heranças locais.
5. Provocar o aparecimento de uma Rede informal de Museus, Memórias e Oralidades, com a finalidade de estabelecer diferentes eixos de articulação, cooperação e partilha de desafios relacionados com a missão e os princípios do NUOME.



Estrutura
A participação no NUOME, assim como nas funções de coordenação, é aberta a qualquer pessoa interessada que pretenda colaborar no processo de estruturação e dinamização do Núcleo, que conta na sua génese com um grupo composto por:
- Miguel Rego – Arqueólogo e coordenador do Museu da Ruralidade, Entradas (Castro Verde);
- Lorena Sancho Querol – Museóloga e investigadora em pós-doutoramento no Centro de Estudos Sociais (CES), Universidade de Coimbra;
- Pedro Pereira Leite – Museólogo e investigador em pós-doutoramento no CES, Universidade de Coimbra.
- Manuela Teixeira - Conservadora-Restauradora/Museóloga da Rede Museológica de Alcoutim (Algarve).


A ligação entre o NUOME e o MINOM é efetuada através de Emanuel Sancho, Diretor do Museu do Trajo de São Brás de Alportel, e atual presidente da direção do MINOM.
Lisboa, 30 de janeiro de 2013

Documento completo aqui: Missão NUOME.