Notícias



Para quem tem verdadeira vontade de memória
quem procura ancoras que desafiam e constroem presentes
quem quer levar a partilha da experiência local até outros portos museológicos...

Curso de Formação "Legitimar memórias locais: cartografias hum(urb)anas na Madragoa".
Centro de Estudos Sociais em parceria com o Museu das Comunicações.
12, 13, 19 e 20 de abril.
Mais informação
aqui





O NUOME tem voz no Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia (APA) de 2013, através de dois painéis temáticos relacionados com os nossos desafios.
Painel 3: Narrativas biográficas: processos de pesquisa sobre memória e esquecimento
Painel 6: Democratizando a memória: para uma narrativa da diversidade no museu

Gostaríamos de que se juntassem a nos para falar dos vossos projetos e experiências…
O que dizem?

Para ver os painéis entrar aqui
Para ir à chamada para comunicações entrar aqui






Nos dias 24 e 25 de janeiro de 2013 terá lugar um Seminário Internacional sobre Património Cultural no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Nele serão debatidos os rumos das políticas públicas sobre Património Cultural em Portugal e no Brasil, colocando o acento em questões relacionadas com os novos protagonismos sociais subjacentes ao conceito contemporâneo de Património Cultural ou os desafios socioculturais dos processos contemporâneos de patrimonialização.
O nosso núcleo levará os cantares do Alentejo a Coimbra e contribuirá na construção do debate...





Encontro Transfronteiriço “Memórias partilhadas sobre projectos de digitalização e valorização de fundos e colecções fotográficas históricas”, a realizar no Instituto Andaluz de Patrimonio Histórico (IAPH), em Granada, Espanha, nos dias 12 e 13 de dezembro. Participação gratuita com pre-inscrição até ao dia 05/12.
Outras informações em:
Memórias partilhadas





“Encontro Luso-Brasileiro sobre Participação e Escuta dos/as Cidadãos/ãs em Saúde”, a realizar no Centro de Estudos Sociais, Univ. Coimbra (sala 1), na próxima 5ª feira, 8 de novembro. Participaçãp aberta e bom debate garantido.
Mais informações em:
Participação e Escuta dos/as Cidadãos/ãs em Saúde.




Curso de formação avançada do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, no Museu do Trajo de São Brás de Alportel. Dias 4, 5, 11 e 12 de outubro.Legitimar memórias locais: entre cartografias e utopias

__________________________________________________________________________________

O que fazemos no NOUME...


No Núcleo de Oralidade, Memória e Esquecimento (NUOME) do MINOM queremos seguir de perto as diversas experiências e projectos que se encontram em curso um pouco por todo o pais. Nelas estão sendo criadas e aplicadas, a nível local, interessantes metodologias que permitem identificar, descodificar e resignificar um rico universo de memórias vivas que nos falam da nossa essência.
Simultâneamente queremos partilhar opiniões, ideias, ou pontos de vista que resultam do nosso trabalho com as memórias dos lugares e das pessoas, construindo colectivamente um percurso de aprendizagens sobre como trabalhar com o outro e para o outro.

Neste contexto, privilegiamos as metodologias participativas que trabalham a partir de uma ideia de museu enquanto processo social que, como lembra Cristina Bruno “tem na participação a essência de sua lógica institucional", outorgando-lhe una função "estruturadora e definidora do recorte patrimonial, da dinâmica das ações museológicas e das relações que são estabelecidas com a comunidade envolvente” (in Sancho Querol, no prelo).

Com este objectivo:
- estamos a definir colectivamente a identidade do Núcleo (missão, objectivos e princípios de actuação);
- optamos por criar uma linha de Encontros sazonais que acontecem em Museus locais interessados em acolher o NUOME, para dar a conhecer o seu trabalho com as memórias e oralidades locais, mas também para debater métodos, ferramentas e outras formas de interacção e desenvolvimento com a comunidade.

É assim como, em 2012, tiveram lugar...
O nosso primeiro encontro, o Encontro de Primavera no Museu da Ruralidade (Castro Verde, 19/06/2012), que constituiu o ponto de partida para iniciarmos a definição do Núcleo e o debate em torno das questões que mais nos interessam. Este Museu constitui, desde então, a sede do NUOME.
O nosso segundo encontro, o Encontro de Outono (Setúbal, 27/09/2012) no Museu do Trabalho Michel Giacometti, onde conhecemos o processo de criação do Centro de Memórias do Museu e os projectos até agora realizados com as comunidades locais para aceder ao trabalho de introspecção nas memórias que se extinguem e transformam a passos de gigante global.


Citação:
SANCHO QUEROL, LORENA (no prelo): "Para uma gramática museológica do reconhecimento: ideias e conceitos en torno do inventário participado". Revista de Sociologia Nº 25, Universidade do Porto, Portugal.

 Consultar em:
http://www.ces.uc.pt/myces/UserFiles/livros/1097_Para%20uma%20gram%E1tica%20museol%F3gica.%20Rev.%20de%20Sociologia.%20LSQ.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário