sábado, 29 de março de 2014

Abril de 1974. Ressonâncias contemporâneas no Alentejo


A 25 de Abril de 2014 festejamos o 40º aniversário da Revolução de Abril e o NUOME não poderia deixar passar uma data tão significativa para todos nós portugueses. No dia 5 de Abril rumaremos todos ao Alentejo, mais propriamente ao MuMA, para o primeiro encontro de 2014 do NUOME que conta na sua organização, entre outros, com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Vamos ao Alentejo, o "berço da reforma agrária", ouvir, conhecer e debater memórias, histórias e vivências da Revolução de Abril e os mais "atrasados" ainda se podem inscrever em: http://www.mun-aljustrel.pt/menu/290/eventos.aspx





Estamos à vossa espera!





terça-feira, 18 de março de 2014

Inspiração para o nosso próximo encontro em Aljustrel, ou… como aprender melhor com as memórias da resistência?


O mapa que foi recentemente apresentado, cartografa os locais que foram utilizados para a tortura de opositores. Mostra também os lugares que ficaram famosos por serem espaços de reuniões políticas e culturais da Resistência contra o Governo, bem como os símbolos e homenagens em memória da Resistência.

A equipa que deu vida a este estudo destaca que o direito à memória é fundamental para superar a tradição autoritária e fortalecer a democracia.